Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

24
Nov16

A técnica de corrida....levou-me a gasosa toda!


Runner Wannabe

 Andei a investigar acerca de técnicas de corrida. Depois de ver alguns vídeos de malta hiper bem-disposta e com níveis de fitness “vai lá vai”, decidi que também iria começar a fazer alguns desses exercícios que indicam produzir ganhos ao nível da postura,  biodinâmica e resistência muscular.

 

Escolhi os exercícios, tentei informar-me acerca da carga adequada...e lá fui eu toda lampeira para a sessão de hoje, a rever a cábula mental enquanto pedalava até ao local de treino.

Quase a chegar ao local, olho para cima e vejo aproximar uma mega nuvem, daquelas de pantone cinzentão carregado e carrancudo “ou sais da frente ou descarrego em cima de ti”. Como o local de treino não tem onde me pudesse abrigar, parei umas centenas de metros antes, junto a uma enorme buganvília – árvore ornamental – onde me abriguei parcialmente de uma chuvada. Passados uns 10 minutos a chuva parou, mas achei que aquilo era "sol de pouca dura" e resolvi esperar por mais uma descarga de água. Esperei, esperei e depois fiquei farta de esperar, até porque estava frio e eu já estava gelada....para variar! Lá pedalei os restantes metros até à linha de partida, de onde começaria o treino de hoje com uma rotina diferente! Tudo em nome de uma corrida mais eficiente!

 

Uma nuvem deste tipo mais mais escurinha!

 

Fiz uma pequena corridinha, aquecimento dinâmico e alguns exercícios para descontrair. Estava pronta para os exercícios de skipping (ver aqui). Ora...estes exercícios são executados com uma intensidade completamente diferente da corridinha maneirinha e lenta que costumo fazer nos treinos. Demorei 25 minutos a completar a rotina, fiz o melhor que consegui e dei o litro e mais uma pinga... por isso mesmo, suspeitei que os depósitos de  gasosa (energia) começassem a aproximar-se do vermelho...

 

A dona nuvem de aspecto resmungão, deve ter ficado curiosa com o que o pirilampo (eu de corta-vento amarelo fluorescente) andava a fazer aos saltos, tipo gafanhoto, lá em baixo, para trás e para diante, pois ali ficou parada, alimentando-me a suspeita que a qualquer momento seria regada!

 

Segunda parte do treino. Estava na hora de fazer uma corridinha! Arranquei no meu típico ritmo caracol e a primeira coisa que notei foi que estava a colocar o calcanhar no chão...mas assim em bom! Pareciam maaaartelos! Comecei de imediato tentar corrigir este aspecto, não fosse eu esburacar a pista! Acho que consegui corrigir a coisa....mas entre o achar e o corrigir.... Só sei que tenho mesmo de estar muito atenta a este aspecto!

 

Definitivamente estava sem a disponibilidade energética de outras vezes e as pernas começaram a pesar. Nisto, a dona nuvem desviou-se uma nesga e o Sol começou a fazer o que sabe fazer melhor, iluminar e aquecer....mas eu que estava vestida para chuva e vento! Se estava quente, mais quente fiquei....e nisto os gémeos da perna esquerda devem ter começado à batatada porque me começaram a doer. Parei, massagei, continuei, mas não lhes acalmei os ânimos. Decidi terminar a corrida por ali mesmo e quando olhei para aplicação que mede tempos e distâncias...nem 2,5km estavam concluídos! Disse 3 ou 4 palavrões, caminhei alguns metros a bater os calcanhares no chão, mas de zanga! Lá respirei, acalmei,  arrumei a tralha e foquei-me no duche quentinho pós alongamentos!

 

 

Balanço final

O pé não doeu, mas não sei como reagiu realmente à primeira parte do treino...é que ele costuma queixar-se a tarde e más horas. Por outro lado, não me apeteceu comprar uma briga com os manos gémeos. Espero que não seja nada que descanso não resolva!

 

Portanto: 3km de bicicleta (ida e volta) + 20' de técnica de corrida + 2,5km de corrida + uma dorzinha nos gémeos + pé não se queixou (até agora)....

Bem...pelo menos agora cada vez que fizer técnica de corrida...já sei ao que vou! :)

 

Quanto à nuvem....definitivamente estava de olho em mim e resolveu poupar-me! Parece ter esperado que o treino acabasse e que eu chegasse a casa para descarregar mais umas valentes pingas! :)

 

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D