Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Runner Wannabe

Corredora amadora à beira dos 40, que aspira um dia começar e terminar um trail: a respirar, a conseguir proferir palavras do tipo “ajudem-me” e “água” ... e em controlo das suas funções biológicas básicas.

Runner Wannabe

Corredora amadora à beira dos 40, que aspira um dia começar e terminar um trail: a respirar, a conseguir proferir palavras do tipo “ajudem-me” e “água” ... e em controlo das suas funções biológicas básicas.

15
Nov16

Altimetria da minha paisagem mental - uma amostra


Runner Wannabe

 Hoje foi dia de corridinha. Uma insónia obrigou-me a adiar o treino, geralmente matutino, para a hora de almoço. Estava uma temperatura agradável, mas algum vento.

Confesso que expectativa inicial, era a de que as pernas não iriam responder aos comandos. Ainda assim, mentalizei-me que iria fazer um treino sem pressão, só para relaxar os músculos e sem forçar. Claro que uma pessoa não se mentaliza e pronto, já está! Na maioria das vezes é preciso dar uns reforços aqui e ali, não vá a motivação desvanecer ou o cenário mental mudar drasticamente do inicialmente previsto.

 

E como é que isso se faz? Bem, se vamos sozinhos...falamos connosco, num diálogo interno que por ser interno...tem quase toda a liberdade para expandir e divagar, em todas as direções.

 

Aqui estão algumas das coisas que a minha mente foi produzindo, durante o treino de hoje:

 

“Tem calma, corres o que conseguires, ao ritmo que achares confortável. É natural que os músculos não respondam, correste 7km há 48h"

 

"Este treino é para relaxar, só ísso, nada mais que isso"

 

" Atenção à postura"

 

"Não apoies o calcanhar no chão, isso é demasiado impacto"

 

"Respira, respira bem...isso, continua a respirar, vês é fácil!"

 

"Sim, vais a sentir-te bem, o corpo pede para correr mais depressa, mas vais acalmar ligeiramente o ritmo, senão esgotas...vá desacelera só um pouquinho"

 

"Oh tão lindo, são garças!"

 

"Porra está um calor que não se pode! Se não fosse este ventinho, já estava tipo maça assada!"

 

"Espero bem que o senhor do tractor me veja! Se não coubermos os dois na estrada, tenho que descer a valeta. Não queres trail? Ora aí tens!"

 

Será que o apoios estão a acontecer por baixo da anca? Tenho de me filmar a correr...aliás tenho de cravar alguém para me filmar a correr...devo estar cheia de sorte!”

 

“Olha...deixei de ouvir a minha respiração! Olha para ela! Sim senhora! Vá deixa-te de palermices e corre!”

 

Gaita, assim que virar, é vento contra durante 600m! Agora o ventinho já não é conveniente, né?”

 

Cum caneco vou ter que cuspir. Ainda não! O vento está contra!”

 

Espero não me dar vontade de fazer xixi, espero não me dar vontade de fazer xixi...espero não me dar vontade de fazer nada....esqueci-me dos lenços de papel!. Mas por acaso estás com vontade de fazer alguma? Não, pois não? Então cala-te!”

 

“Os cães não param de ladrar, ainda vou ter que sprintar à frente de algum! Como se eu conseguisse sprintar sem me engasgar com um dos meus pulmões!

 

“Boa, os braços vão descontraídos”

 

“Aquela nuvem é um bocado suspeita....”

 

“ E que tal hidratares antes de pareceres um bacalhau seco!”

 

 

Aqui está um pouco da “altimetria da minha paisagem mental ”, durante este treino. Estou quase sempre a tagarelar comigo mesma. Questiono-me, respondo-me, aviso-me, encorajo-me, critico-me, distraio-me, etc! Todas estas coisas servem para regular ou mesmo antecipar um comportamento. Toda a gente faz isto - em maior ou menor medida.  Em abono da verdade, também existem alguns períodos em que não vou a pensar em nada, mas são tão pouquinhos!

 

Quando treino acompanhada?  Segundo a colega, também não me calo - contudo acho que o grau de parvoíce baixa consideravelmente. Já combinámos fazer um treino....em silêncio - vai ser bonito vai! - mas antes, tenho de arranjar uma mordaça!

 

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D