Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

10
Mar17

Eu tenho dois amores.


Runner Wannabe

 Com a paragem forçada durante os meses de Dezembro e Janeiro – por causa da ITB e problemas musculares – deixei de parte uma outra actividade cuja a estima é bem mais antiga que a corrida,  que me preenche não direi de igual modo, mas de um modo completamente diferente. Tenho dois amores e não questiono de qual gosto mais. São diferentes, gosto de ambos e ambos me ampliam e agora talvez se complementem!

 

Nunca antes trouxe esse meu interesse à baila, porque decidi que este espacinho seria só para a corrida e para os meus ataques de coitadice (mazelas, maleitas e respectivos queixumes). As limitações que me impediram de treinar, também vi impediram de (segurem-se), hortar! Tenho uma pequena horta, à qual regressei após esta longa paragem e que agora - pouco a pouco - resgato do matagal de infestantes (ervas), que sufocam as culturas de Outono.

 

Porque falo disso agora? Porque agora que regressei à horta, percebo como pode dar importantes contributos  à corrida. Como? Hortar proporciona oportunidades para efectuar reforço muscular e alongamentos! Não, não estou a brincar. Os trabalhos mais comuns numa horta são: tirar infestantes (ervas) à mão; sachar; ancinhar e regar. Com estas tarefas, o  trem superior é amplamento solicitado, com a região lombar a dar o litro e mais uma pinga. Regar a balde ou regador - por exemplo - desde que com o mesmo peso em ambos os braços e proceder ao seu levantamento resguardando a zona lombar - é seguro e trabalha variadíssimos grupos musculares. Mas onde noto mais diferença é nos braços e ombros! (Hulk, não te ponhas a pau, não!). No trem inferior, os músculos que mais sinto trabalhar são os da coxa (posteriores). Claro que é preciso equilibrar a intensidade, as repetições e amplitude de movimentos, nesse sentido é essencial: 1) estar atenta à mecânica dos movimentos e corrigir as posturas, 2) monitorizar a quantidade de esforço feita à esquerda que deve ser compensada à direita (e vice-versa); e 3) não permanecer mais que 15 minutos a fazer o mesmo tipo de esforço, isto é, alternar com outras tarefas. Ter noção das exigências musculares a que me sujeito ajudam-me a antecipar possíveis riscos de lesão - coisa para a qual agora estou mais que atenta. Deste modo, também posso seleccionar exercícios específicos que compensem grupos musculares menos solicitados, de modo a permitir o desenvolvimento e fortalecimento da musculatura, de forma equilibrada. Resolvi também fazer uma pequena sessão de alongamentos, antes de uma sessão deste tipo de "reforço muscular", para não apanhar o corpo desprevenido e evitar que faça mais uma birra!

 

Cuidar de uma horta dá-me um prazer imenso, mas não vou tirar a magia deste tipo de trabalho com uma obsessão pelas questões biomecânicas na execução das tarefas que lhe são inerentes. O que não quero é voltar a lesionar-me e qualquer um destes dois amores podem-me encostar à berma (talking about tough love).

 

2017-03-10 12.48.21.jpg

                        Cada amor exige o seu sapato (sim, tenho um sapato de corrida com cor-de-rosa...

                                                  isso é toda uma outra história!)

 

Aproveito para dizer que a minha horta está livre de qualquer tipo de fitofármaco, isto é, não são usados químicos de síntese. Recorro a técnicas alternativas e por isso o que produzo é de qualidade semelhante ou mesmo superior aos produtos biológicos certificados!

 

2017-03-10 12.51.49.jpg

                                 Alho francês e beterraba cheios de bom aspecto, acabadinhos de tirar da terra!

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D