Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Runner Wannabe

Corredora amadora à beira dos 40, que aspira um dia começar e terminar um trail: a respirar, a conseguir proferir palavras do tipo “ajudem-me” e “água” ... e em controlo das suas funções biológicas básicas.

Runner Wannabe

Corredora amadora à beira dos 40, que aspira um dia começar e terminar um trail: a respirar, a conseguir proferir palavras do tipo “ajudem-me” e “água” ... e em controlo das suas funções biológicas básicas.

08
Dez16

Hoje senti-me especial duas vezes!


Runner Wannabe

Estou lesionada e isto vai demorar o seu tempo...

 

O meu objectivo até recentemente era simplesmente dilatar a distância que conseguia correr (oh eu a falar no pretérito). Velocidade e skills de trepadora, entre outras, seriam coisas para depois. O objectivo agora é recuperar da lesão, da minha ITBS. Em resumo e para quem não sabe da história: deixei de fazer alongamentos com a frequência com que costumava fazer e insisti em correr com uma dor no joelho - daquelas tipo cavilha espetada até ao osso - para atingir uma distância que nunca tinha feito. Da fase de euforia, passei a f...-se, estou lixada e agora estou numa de Maria-Madalena-arrependida-resignada-à-condição-de-lesionada-mas-de-mangas-arregaçadas-rumo-à-recuperação (como se pudesse fazer outra coisa!).

 

 A última vez que experimentei correr foi há 6 dias, treino esse que serviu para monotorizar a lesão, mas cedo tive de parar pois aos 2,5km comecei a sentir um sintoma (tensão) que precede a dor (dor esta que costuma aparecer entre 500 a 1000 m após a referida tensão). Desde então concentrei-me em fazer alongamentos (2x por dia) e um pouco de bicicleta, tendo sido suspensa toda e qualquer corrida. Mas hoje tentei perceber se tinha havido alguma evolução na condição. Houve evolução sim, senti a tensão aos 3km, que me fez parar de imediato e assim estimo que o ponto de dor esteja algures entre 3,5km e 4km. Por outras palavras, estendi a distância corrida sem tensão ou dor em mais 500m. Por este andar – sim, porque isto quase que não se qualifica de corrida – lá para o Carnaval devo estar a chegar aos 10Km! Consegui em 1000m derreter o trabalho de 2 meses, que me vai levar outros tantos (tempo estimado) a recuperar! Sinto-me "especial"!

 

                                      Uma imagem de gatinhos para mudar o andamento desta publicação.

 

E sinto-me especial também por uma outra razão completamente diferente, que se cruzou com o test drive de hoje. Como já tive oportunidade de dizer  noutra publicação,  tenho um amigo (de 12 anos), que têm uma enorme crença nas minhas capacidades atléticas (desfasada). Perguntei-lhe ontem em jeito de brincadeira, se queria vir comigo fazer o test drive ao joelho - avisando-o que iria cedo. Pensando que hoje tinha aulas, A. disse que não se iria conseguir levantar às 6:00 - pensando que eu me referia a estas horas proibitivamente madrugadoras. Minutos depois caiu-lhe a ficha e percebeu que não tinha aulas e que afinal podia acompanhar-me - tendo ficado visivelmente mais aliviado quando lhe disse que planeava começar pelas 8:00 e não às 6:00. O meu amigo levantou-se às 7:30, vestiu-se, tomou o pequeno almoço e estava à minha porta às 8:10 com uma garrafa de 1,5L meia de água (hidratação é importante)! Foi ele que me distraíu do medo constante que me acompanhou desde a primeira passada, foi ele que me perguntou várias vezes como estava o joelho quando percebia que eu abrandava (ainda mais) e foi ele que em jeito de conforto me disse quando tive de parar, "deixa estar, da próxima vez corremos mais".

Em forma de agradecimento, ensinei-lhe algo para a vida: alongamentos, a importância de banho quente logo a seguir a um treino com temperaturas baixas... e como cuspir enquanto se corre! 

 

Concordo com A....da próxima vez correremos mais um pouquinho!

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D