Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

24
Jul17

Uma pausa merecida!


Runner Wannabe

 

Depois de ter sentido uma "comichãozinha", alertando-me para um eventual excesso de carga, comecei a pensar em fazer uma pausa para descansar.  Acolhi tão bem a ideia, que fiquei espantada comigo mesma!

 

Decidi fazer uma espécie de férias! E se dúvidas haviam, o empurrãozinho final foi dado pelos registos dos últimos tempos:

Maio -  23,30 km (em 3 semanas e lesionada)

Junho - 67,5 km

Julho - 42,5 (nas duas primeiras semanas...)

 

Como se pode ver, foi sempre a aumentar a carga! E com o aumento de forma, começaram a aparecer ritmos um pouco mais rápidos (vá...não muito rápidos...eu sei!)  e as distâncias também começaram a esticar e assim sucessivamente!

Sim, férias, definitivamente! Não só achei mercê-las, como achei que me faria bem descansar fisicamente!

 

Como antecipado na última publicação, reduzi o treino de Domingo (dia 16), que passou de longo a um médio de 5,5km num ritmo lapa de 7:28min/km! Sai um especial agradecimento para a Dona Insónia, que só me deixou dormir 3 horas na noite anterior, e para o pequeno almoço vestigial, de tão enjoada que fiquei, por não ter dormido o suficiente!

Não ir correr também nunca foi hipótese!

Penei...nas fi-lo! E este foi o último treino antes das "férias"!

 

Férias...será que uma semana se qualifica como férias, nestas coisas da corrida?

Pois não sei, mas foi esse o tempo de "paragem"!

Na realidade não parei, reduzi a carga para um total de 8km, mas em abono da manutenção da forma física, fiz duas sessões de reforço muscular e duas de flexibilidade -  que estou a ficar velhota e preciso de articulações oleadas!

 

Primeiro treino após "férias" 

 

Domingo, 23 de Julho

O despertador bem que tocou às 6:15h...mas sentia-me demasiado cansada para acordar!

Virei-me para o outro lado e ferrei-me ainda mais a dormir. Quando volto a acordar – quase em pânico - pensava que a manhã ia a meio,  mas não, eram quase 8:00h (ufa)! Já era tarde para correr - segundo os meus hábitos - mas a manhã ainda era uma criança para os não-corredores e não-ciclistas e não-adeptos-de-pesca e não me lembro de mais ninguém!

 

Apesar do atraso, o corpo não me pedia grandes pressas para fazer o quer que fosse! Arrastei-me em passo caracol, de um lado para o outro, até perceber qual era o meu propósito, naquela névoa que por vezes é a minha existência, pela manhã.

Alonguei.

Saí sem expectativas.

Sem ritmos pré -definidos.

Sem distância pensada.

Sem plano, rascunho ou esquisso de treino.

 

A única coisa que me preocupava marginalmente, era o calor que sabia que iria sentir. É que costumo correr cedo...tipo 6:30, quando está fresquinho, mas desta vez arranquei por volta das 8:30! Passados 15 minutos já estava com a roupa colada ao corpo...não gostei nada da sensação, logo tão no início da corrida.Pelo menos acordei! E quem me veio visitar? A Dona Censura entrou em acção, e vertendo bolhinhas de ironia e sarcasmo, deixou-me esta pérola...deves estar a pensar que vão-se organizar provas de estrada às 6:30 da matina, para a “princesa” não ter calor!!!

Olha não tenho paciência para te aturar!!! – respondi  - e deixei a Dona Censura a borbulhar azedume, na primeira curva que encontrei!

Liguei o MP3 jurássico e deixei-me rolar! Primeiro devagar – mais especificamente 7:42min/km no 1.ºkm...sim consigo ser that much lenta! – depois percebi que estava mais rápida, mas a minha preocupação foi em gerir o esforço e ir prolongando o treino, até achar que estaria na hora de parar (tudo muito científico!).

O calor foi aumentando, como seria de esperar, mas nem por isso senti mais sede, apesar de estar a transpirar muito mais! Mas lá bebi os 125ml, que levei comigo, yey!!!

Do que senti mesmo falta, foi de despejar água no pescoço e ombros – sabe sempre tão bem! - mas 125ml não dão para tudo! :D

 

Cifras

 

Foram corridos 8,06km (número "redondo"! ), em 54:27, a um ritmo médio de 6:45min/km.

Olhem, não achei nada mau, até porque: ia super-relaxada;  com zero expectativas; consegui gerir-me sob temperaturas mais elevadas; não me desconcentrei com as pragas que roguei ao vento (odeio correr com vento); senti o ritmo sempre confortável; e por último... o organismo respondeu à altura e sem sinais de "comichões"!

 Maravilha!!!

 

Pronto e é isto!

Parei uns dias,descansei, recomecei e correu bem -  este encetar não muito declarado - de um objectivo que ainda não consigo admitir, assim às boas, mas que dentro de semanas espero já estar mais segura para partilhar com a multidão! :)

 

Boas corridas!

 

 

 

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D