O assunto desta publicação tem a ver com um episódio que aconteceu há umas semanas, enquanto fazia uma sessão de bicicleta - como forma de me resguardar dos impactos da corrida e de me ir mantendo em forma...na medida do possível.
Quem anda de bicicleta tem certamente várias histórias acerca de encontros imediatos!
Encontros imediatos com ...praticamente tudo! Encontros com cão que se atravessa à frente, encontros com o automobilista que gosta de brincar com a vida dos ciclistas, encontros imediatos com o asfalto, com buracos na estrada, com mosquitos a 100km/h, etc!
Já aqui vos contei uma história cujo final, foi basicamente eu fazer a única coisa que estava ao meu alcance: demonstrar o meu desagrado através de um gesto, provavelmente entendível em qualquer parte do universo!
Desta vez, o desfecho foi diferente!
Durante uma sessão de bicicleta, fui ultrapassada, por uma carrinha, que não seguindo a alta velocidade, com bom campo de visão e sem haver trânsito em sentido contrário, decide ultrapassar-me, bem em cima (passando a cerca de 50 cm de mim)! Enquanto isso, eu rolava num piso irregular com buracos e obrigada a seguir a trajectória mais junto à berma possivel, porque sabia que ia ser ultrapassada!
Desta vez, nem consegui tirar pelo menos uma mão do guiador, para “saudar” o condutor por tal manobra!
Ora, passa-se que eu estava a cerca de 500m metros da entrada para uma ponte, que por só ter uma via, o tráfego em ambos os sentidos é controlado por um semáforo. A cerca de 100 metros (a subir), percebo que o veiculo que me tinha ultrapassado, estava parado no dito semáforo!
Meti uma mudança (ou duas), mais leve e apressei a pedalada!
A ponte tem passagem própria para peões e bicicletas, eu não precisaria de esperar no semáforo, mas ao aproximar-me do veiculo...não resisti! Parei, dei dois toques no vidro do condutor e esperei que abrisse o vidro.
- “Bom dia!” - com a respiração ofegante da subida que tinha acabado de fazer.
- Bom dia... - respondeu com olhar gaseado.
- “Oh amigo, da próxima vez que passar por um ciclista, dê-lhe mais espaço do que aquele que me deu ali atrás!
- Resto de um bom sábado! - despedi-me.
A reacção do condutor foi próxima disto...não sei bem o que quer dizer.
Mas algo me diz que só está habituado a fazer ultrapassagens de #erda a ciclistas
e menos familiarizado com o ser chamado à atenção pelo facto!
Subi para a bicicleta e continuei a sessão de bicicleta!
São raras as vezes em que um ciclista tem a oportunidade de confrontar, quem o colocou em risco.Tive de aproveitar!
Se me apeteceu entrar “a matar” ? Oh se apereceu!
Mas quem tem este tipo de comportamento de risco, o mais provável é fazê-lo regularmente e eu não sou a única ciclista, nas estradas. Talvez esta abordagem mais cordial possa pesar mais em decisões futuras de “ultrapasso-este-ciclista-de-forma-segura-porque-é-uma-pessoa-e-tem-o-direito-de-circular-em-segurança vs mesmo-que-me-arme-em-canalha-e-coloque-a-vida-desta-pessoa-em-risco-não-me-vai-acontecer-nada!
Como disse, o desfecho desta vez foi diferente, se isso será o suficiente para alterar este tipo de comportamento, não tenho maneira de saber!
Estou sempre a dizer que tendo a exagerar e que preciso de ter paciência e calma nos treinos...
Tenho-me controlado o suficiente, mas ontem...bem...sou capaz de ter exagerado um "bocadinho"...
Não vou dar muitos pormenores, vou só dizer que durante metade do treino (3km), corri a ritmos completamente proibidos, dada a minha condição física! Não sei o que me deu!
Estou quase arrependida! (Se me voltar a magoar, arrependo-me de certeza!).
Amanhã é dia de treino... espero ter juízo!
Acho que é por isso que escrevo estas linhas, para me comprometer a ter juízo!
Tenho treinado - pouquinho e devagarinho - mesmo quando as pernas pedem mais!
A recuperação tem sido lenta, e não sabendo como, lá consegui ter juízo e não exagerei nas cargas!
Mas isto tem sido um aborrecimento...
Mais ou menos isto, mas com muito menos estilo!
Aborrecido, mas talvez tenha dado resultado!
Ainda tenho de aguardar alguns dias - e fazer uns treinos leves para confirmar - mas aparentemente, as dores estão de malas feitas e em fase de despedida! Finalmente!
Daqui a uns dias acho que já se pode treinar a sério, é que a minha forma está....
Não estou parada! Eu corro, mas paro antes dos sintomas aparecerem - pronto ok...paro quando os sintomas começam a aparecer - logo, corro pouquinho de cada vez!
Demoro mais tempo a equipar-me ...do que a correr! eh eh
Aparentemente daqui em diante tem de ser mesmo assim, pouco de cada vez, pois tenho um conjunto de estruturas que estão a adaptar-se a novos equilíbrios e enquanto não se ajustarem...vão-se queixar!
Antes da Corrida do Tejo, tinha programado abrandar nas duas semanas seguintes, e assim fiz.
Corro (só) 2 vezes por semana (sacrilégio!) e faço 2 sessões de bicicleta... para ver se não perco mais - ou ganho algum - cardio!
Ah e continuo a pensar que o meu desempenho na Corrida do Tejo, foi mesmo uma daquelas coisas muito improváveis de acontecer!
Quanto ao meu estado de humor... estou surpreendentemente calma e não sinto pressa em voltar a fazer uma corrida (lá se foi a dose de endorfinas!). Ainda não fiz nenhuma inscrição, intuo que o efeito psicológico me tente a apressar o regresso à forma, e neste momento preciso de tempo, o meu corpo precisa de tempo!
Estarei a ganhar juízo?
Pois...
Era isto que tinha para partilhar com quem aqui passa!
A quem estiver a recuperar: calma, paciência e uma dose de inconformismo!
A quem estiver em forma; força nessas pernas e bons treinos!
A quem passar aqui por engano: Não ligue a esta conversa das lesões e ponha-se a correr!