88 minutos e 44 segundos!
Runner Wannabe
Esta semana de treinos encetou com ...bicicleta. Ah pois! Dei o litro e uma pinga no treino de Domingo e achei melhor poupar-me um pouco!
Dei uma voltinha pequena (9km), só para aquecer, transpirar e preparar-me para uma sessão de reforço muscular, que acabou por ser muito light! (ando-me a baldar um bocado...ai, ai!)
Decidi que esta semana seria para correr em ritmos mais lentos. Andei-me a esticar (nos ritmos), nas 2 semanas precedentes e achei que devia meter mais alguns quilometros nas pernas, mas sem grandes pressas.
O primeiro treino de corrida aconteceu portanto na 4F. Como tinha descansado mais, experimentei fazer mais quilometragem para um 1.º treino - de corrida - da semana. Foram palmilhados 8km a 6:54min/km.
Tendo em vista esticar a quilometragem para 14km, no longo (e lento) de Domingo, o treino de 6F foi planeado para 6km a 6:50min/km, mas... distraí-me e acabei por fazer 7km a 6:42min/km. A diferença não é muita, mas a preocupação estava no facto de me resguardar na 6F, porque geralmente este dia, é o primeiro dos dois dias de descanso que antecedem qualquer treino longo que faça.
Domingo dia de longo.
Tinha alinhavado o plano de esticar a minha distância máxima para 14km – daí ter feito treinos lentos durante a semana. Mas no sábado volto a sentir uma dor na lombar e pensei em encurtar o objectivo, para algo menos ambicioso. Contudo, as indicações na madrugada de Domingo, antes de iniciar o treino foram boas, e lá me fiz ao treino.
Se geralmente me queixo que o meu 1.ºkm é muito lento, desta vez isso não era problema! Aliás, o problema foi mesmo em não conseguir manter uma cadência mais lenta, depois de estar “quente”! Tive a sensação que durante uns 3km ou 4 km, corri aos solavancos! Quando descontraía, acelerava, quando dava por ela, lá tinha de meter travão na coisa e regressar a um ritmo mais lento...Fisicamente isto não me apoquentou, mas obrigou-me a estar atenta o tempo todo, porque senão lançava-me! Neste sentido, desgastei mais do ponto vista mental do que do muscular!
Para “apimentar” a coisa, aos 7km começo a sentir uma dorzinha. E se suspeitava que a dor na lombar podia aparecer...surpresa...foi a anca a dar sinal, novamente! Honestamente, não sei se se trata mesmo da anca e se a dor é mesmo na articulação. Mas dados os "puxões” das últimas duas semanas...não fico demasiado surpreendida com algum sintoma mais dorido!
E se aos 7km a dorzinha apareceu, só desapareceu quando parei aos 12km. Decidi que iria ficar pela dúzia e parar de forçar algo, que já dava sinal há algum tempo!
Se sentia condição para continuar por mais 15 minutos e chegar aos 14km? Sim, mas também senti que já tinha abusado demasiado!
Os 12,14km demoraram 1h:28min:44 seg. a serem palmilhados (7:18min/km).
Nunca corri tanto tempo seguido!
Foram 88 minutos e 44 segundos!
Quase uma hora e meia, sem parar!

A comemorar...

(and...back to normal!)
Que fique registado que é super aborrecido correr a um ritmo mais lento do que o habitual...mas não tenho escolha, se quiser alargar as distâncias!
Espero que esta dorzita passe, mas por agora não planeio fazer mais “doideiras”, até porque no final de Setembro - se não houver nenhum contratempo – vou fazer a minha primeira corrida!

Trata-se da Corrida do Tejo, corrida que me foi recomendada há vários meses.
Com dorsal 47XX, alinharei junto dos “tudo-ao-molho-e-fé-em-Deus” - não, não é uma equipa, mas não deixa de ser um nome interessante – por outras palavras, malta que não tem tempo oficial inferior a 60´.
Só no fim de ver o vídeo promocional é vi no que me vou meter!
Imensa gente...e eu habituada a correr sozinha!
Eh, eh...vai ser bonito vai!
Até lá, vou tentar treinar com algum juízo!
Boas corridas!