Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

Runner Wannabe

Coisas da corrida de uma pretendente a corredora amadora.

30
Nov17

Devo ser feita de papel!


Runner Wannabe

Devo ser feita de papel...

Papel que não derrete à chuva, nem ao calor (quase), mas que não pode levar com muitos esticões! Nada a fazer...a não ser ter algum cuidado!

 

Desta vez, chateia-me um joelho, que começou a dar sinal de que algo não estava bem, no 2.º treino após o Corre Jamor.

Não é a 1.ª vez que estes sintomas me fustigam, mas antes não corria! E como a corrida amplifica em mim, a mínima beliscadura...pronto cá está mais um "rebuçado" para me entreter!

 

Tenho treinado, mas de forma mais conservadora (acho eu), tendo mesmo cancelado o treino de hoje, como forma de dar mais descanso à "dobradiça"! Sinto-a melhor, vamos ver como evolui nos próximos dias...até porque estou inscrita para os 10km dos Descobrimentos! 

 

Boas corridas!

08
Dez16

Hoje senti-me especial duas vezes!


Runner Wannabe

Estou lesionada e isto vai demorar o seu tempo...

 

O meu objectivo até recentemente era simplesmente dilatar a distância que conseguia correr (oh eu a falar no pretérito). Velocidade e skills de trepadora, entre outras, seriam coisas para depois. O objectivo agora é recuperar da lesão, da minha ITBS. Em resumo e para quem não sabe da história: deixei de fazer alongamentos com a frequência com que costumava fazer e insisti em correr com uma dor no joelho - daquelas tipo cavilha espetada até ao osso - para atingir uma distância que nunca tinha feito. Da fase de euforia, passei a f...-se, estou lixada e agora estou numa de Maria-Madalena-arrependida-resignada-à-condição-de-lesionada-mas-de-mangas-arregaçadas-rumo-à-recuperação (como se pudesse fazer outra coisa!).

 

 A última vez que experimentei correr foi há 6 dias, treino esse que serviu para monotorizar a lesão, mas cedo tive de parar pois aos 2,5km comecei a sentir um sintoma (tensão) que precede a dor (dor esta que costuma aparecer entre 500 a 1000 m após a referida tensão). Desde então concentrei-me em fazer alongamentos (2x por dia) e um pouco de bicicleta, tendo sido suspensa toda e qualquer corrida. Mas hoje tentei perceber se tinha havido alguma evolução na condição. Houve evolução sim, senti a tensão aos 3km, que me fez parar de imediato e assim estimo que o ponto de dor esteja algures entre 3,5km e 4km. Por outras palavras, estendi a distância corrida sem tensão ou dor em mais 500m. Por este andar – sim, porque isto quase que não se qualifica de corrida – lá para o Carnaval devo estar a chegar aos 10Km! Consegui em 1000m derreter o trabalho de 2 meses, que me vai levar outros tantos (tempo estimado) a recuperar! Sinto-me "especial"!

 

                                      Uma imagem de gatinhos para mudar o andamento desta publicação.

 

E sinto-me especial também por uma outra razão completamente diferente, que se cruzou com o test drive de hoje. Como já tive oportunidade de dizer  noutra publicação,  tenho um amigo (de 12 anos), que têm uma enorme crença nas minhas capacidades atléticas (desfasada). Perguntei-lhe ontem em jeito de brincadeira, se queria vir comigo fazer o test drive ao joelho - avisando-o que iria cedo. Pensando que hoje tinha aulas, A. disse que não se iria conseguir levantar às 6:00 - pensando que eu me referia a estas horas proibitivamente madrugadoras. Minutos depois caiu-lhe a ficha e percebeu que não tinha aulas e que afinal podia acompanhar-me - tendo ficado visivelmente mais aliviado quando lhe disse que planeava começar pelas 8:00 e não às 6:00. O meu amigo levantou-se às 7:30, vestiu-se, tomou o pequeno almoço e estava à minha porta às 8:10 com uma garrafa de 1,5L meia de água (hidratação é importante)! Foi ele que me distraíu do medo constante que me acompanhou desde a primeira passada, foi ele que me perguntou várias vezes como estava o joelho quando percebia que eu abrandava (ainda mais) e foi ele que em jeito de conforto me disse quando tive de parar, "deixa estar, da próxima vez corremos mais".

Em forma de agradecimento, ensinei-lhe algo para a vida: alongamentos, a importância de banho quente logo a seguir a um treino com temperaturas baixas... e como cuspir enquanto se corre! 

 

Concordo com A....da próxima vez correremos mais um pouquinho!

 

 

 

 

03
Dez16

Por entre dilúvios, dores e números.


Runner Wannabe

 

Dilúvios! Sim, pelo menos dois!

Hoje consegui passar, não por entre os pingos da chuva, mas por entre dois dilúvios! O primeiro durou a manhã toda,o segundo durou a tarde toda. Não sei como, acertei em cheio nos únicos 25 minutos em que não choveu e fui dar um giro de bicicleta (6,4km)! Um par de minutos após ter chegado...parecia que tinha rebentado a canalização toda lá em cima!

A minha colega de treino domingueiro, mandou mensagem a dizer que amanhã o piso vai estar "fofinho"! Eu explico o que é fofinho...é haver sítios em que se a sapatilha não estiver bem ajustada, sai o pé e fica a sapatilha!

 

Mas...amanhã não vai haver treino domingueiro para mim. Uma dorzinha de garganta que se fez anunciar hoje, vai-me parar por uns dias. Tomei vitaminas para esta maleita (que ainda não sei se não será gripe) e tomei as vitaminas (alongamentos) para o  Sr. Joelho, que de pronto enviou os agradecimentos à D. Dor de Garganta, por ter provocado uma paragem certa!

 

Venho também por este meio assinalar, que faz hoje um mês que encetei este espacinho. Na altura a coisa feita de impulso, mas com o tempo as razões nadaram até às margens do consciente e percebi que tinha a ver sobretudo com a necessidade de exteriorizar um conjunto de aprendizagens, dúvidas, expectativas e parvoíces relacionadas com a corrida, a minha corrida. Para grande surpresa, percebi que existem pessoas que lêem o que escrevo – confesso que escrita não é a minha praia, mas talvez vá melhorando com os “treinos”. Obrigada amigos, conhecidos, futuros conhecidos, futuros amigos e anónimos!

 

Aproveito ainda para deixar também os números (modestos), de uma corredora amadora que tem tido os seus contratempos, mas que vai recuperar da chatice e vai correr ainda muitos, muitos quilómetros, muiiitos quilómetros!

 

Outubro - 49,9 km (11 sessões)

Novembro – 58,8km (11 sessões)

Tempo aos 10km: 1:10:11

 

 

 

 

 

 

02
Dez16

Devia pensar que eram favas contadas!


Runner Wannabe

 Eram 7:30 quando saí de casa. O termómetro marcava 11ºC e sim...é claro que ía encasacada, nomeadamente t-shirt de manga curta, t-shirt de manga comprida, corta vento e ainda....um casaquinho polar quentinho e fofinho. Pedalei devagarinho até ao local de treino escolhido e demorei 10 segundos a perceber que luvas darão muito jeito em treinos futuros!

 

Uma neblina pairava sobre os caminhos. Era como olhar para uma foto que não precisava de nitidez para se mostrar bela. Mais adiante  sobre o lago, pairava um nevoeiro cerrado que mais parecia uma nuvem, que tendo perdido o seu norte, tinha decidido baixar e descansar sobre as águas tranquilas. Ter um local de treino que proporciona visões destas, é um privilégio!

 

Aqueci com os exercícios, cuidados e esperanças do costume. Quando treino sozinha estou muito focada durante esta fase, estou a monitorizar todas as sensações, a procurar desconfortos e confortos, a contar o exercícios e a rezar aos santinhos todos para que corra tudo bem!

 

Por obra do acaso, hoje, a minha indumentária faria doer os olhos a qualquer ser vivo, tal era a mistura de cores – uma agressividade, até mesmo para mim, cuja prioridade é esteja limpa e não a combinação de cores e tons e coordenação com acessórios! Em tons arco-iridianos iniciei a corrida num ritmo tão lento, que qualquer pessoa em marcha nórdica facilmente (muito facilmente) me ultrapassaria. Mas isso não me preocupava, o que importava era o joelho.

 

No treino anterior fiz 1,5km antes de parar por precaução, dado ter sentido o joelho a começar a queixar-se. Hoje tinham sido calcorreados 2,5km quando ele começou na mesma ladaínha. Parei, regressei a casa e fui fazer o que deveria ter continuado a fazer com a mesma frequência de outrora: exercícios específicos para o síndrome de banda iliotibial (SBI). Nunca os deixei de fazer, mas abrandei na frequência com que os fazia. Até ter atingido o 8º quilómetro sem dor, fiz os exercícios  3 a 4 vezes por semana. Lembro-me de pensar que poderia abrandar porque iria fazer os treinos seguintes entre os 6 e 7km, longe da zona de risco...e nisto passaram-se cerca de 2 semanas - devia estar a pensar que a partir dos 8km, eram favas contadas! Por falta de treino específico, enfraqueci a região afectada e por uma questão de Ego, forcei o joelho! Resultado: Cabuuummmm!!!!

 

Em conversa, dizia que não me posso dar ao luxo de correr até não conseguir respirar mais,  ou de puxar tanto por mim que tenho de parar para vomitar. Ainda não tive a oportunidade de “corre praí até te saltar o coração pela boca!”.Ok, admito que isso aconteceu nas primeiras duas semanas de treinos, mas é agora que tenho alguma preparação cardio e energia em reserva, para destes pontos de vista aguentar com um "puxão"! Mas falta-me joelho!!!

 

 

Será que é desta que eu sigo os meus próprios conselhos e passo a ter juízo?

 

Para já os  treinos foram reduzidos a uma carga residual de corrida e complementado com  treino de bicicleta (3 vezes por semana). Os exercícios específicos (sessões de 30 minutos), serão feitos 4 vezes por semana, coincidindo com os treinos de corrida/bicicleta. Espero que esta "receita" resulte, espero mesmo!

 

 

 

30
Nov16

Uma dobradiça empenada e uma salva de palmas!


Runner Wannabe

Costumo treinar à 3F, mas dado o estado em que terminei a demanda de Domingo...decidi dar mais um dia de descanso ao corpo. As expectativas não eram outras senão "deixa-me cá ver como o corpo reage e onde é que vai doer".

 

Como de costume, fui de bicicleta até ao local de treino, fiz uma pequena corridinha, fiz aquecimento e lá comecei o test drive. Em termos cardio e muscular estava tudo bem, apesar da menor disponibilidade muscular, mas nada de estranhar. E nem sequer tinha entrado no ritmo...pimba...o dói-dói no joelho deu sinal ao 1,5km! No painel das luzes de aviso só vi vermelho. Parei e desta vez nem refilei! Afinal de contas, 72 horas antes tinha corrido o máximo que alguma vez tinha corrido e ainda por cima forcei a dobradiça da perna direita, quando ela me pedia para parar! O Ego levou a melhor sobre o Joelho, mas como já tive oportunidade de dizer, sempre que me estico trago uma "medalha" - uma dobradiça empenada - consequência directa da "superação" de Domingo.  Foram 2 dias de dores que foram aliviando progressivamente, gelo, massagem, descanso, adiamento de um treino, treino esse que teve de ser encurtado! Hoje em vez da costumeira chapada na moleirinha, dedico a mim mesma uma salva de palmas a transbordar... sarcasmo!!!

 

 

Sabendo que não podia continuar a correr, saltei para cima da bicicleta e fiz talvez uns 3kms, não fiz mais porque o vento "ciclónico" que se fazia sentir, arrefeceu-me - eu realmente não estava vestida para bicicleta - tendo chegado a casa a bater o dente -  mas ainda dava para perceber que estava a tentar dizer asneiras!

Isto realmente hoje correu muito bem!

 

De referir que a dor no joelho só acontece a partir de determinada quilometragem (agora está quase nos 9km), mas não a sinto quando ando de bicicleta.

 

Balanço final

- 1,5 km corrida (anedótico)

- 3km + 3km (ida e volta) - bicicleta

- uma dobradiça a precisar de descanso

- abusa, abusa... depois queixa-te e mói as pessoas!!!

 

 

 

27
Nov16

10K já cá cantam!!!


Runner Wannabe

 

 É oficial, corri pela 1.ª vez 10km!!!

Apesar de ser Domingo - dia em que corro acompanhada - hoje corri a solo. A colega bem mais corajosa que eu, participou hoje numa corrida organizada...só com o dobro da distância!

 

O objectivo de hoje não estava bem claro, até porque tenho de esconder o jogo um pouco de mim mesma, não vá eu "sem querer"... sabotar-me! Uma coisa que tinha bem claro, era que independentemente da distância ou tempo, iria prestar atenção redobrada à forma como abordo o piso com o pé, para ver se páro de martelar o chão com os calcanhares!!! Por falar em pé, portou-se lindamente, aliás portaram-se os dois lindamente, que eu não quero cá cenas de ciúmes!

 

Não é fácil alterar uma dinâmica que nos é natural - apesar de errada - decidi que a cada 200 ou 300m, faria 100 passos a aterrar com o pé no seu ponto médio. Fiz isto duas vezes assim certinhas, depois fiz quando me lembrei...e depois deixei de me lembrar! Muito trabalho a fazer neste departamento!

 

Corri num percurso de cerca de 3Km - tipo pista -  dos quais 1km é terreno irregular com ervas pela canela ou mesmo até ao joelho e lama. Esse km é feito num ziguezaguear não muito pronunciado, mas constante, o que faz abrandar o ritmo...e onde torci desta feita o pé direito (não senti dor ou incómodo). É excusado dizer que fiz o resto do treino nos outros 2km que são de terra batida. Honestamente, não me apetece andar a coleccionar mazelas!

 

Do princípo ao fim, senti o gémeos da perna esquerda ainda a ecoarem as reclamações do treino de técnica de treino - aliás, hoje nem ousei tentar técnica de corrida! Esses exercícios ficam para outros treinos! Hoje era dia de "estender" a corrida.

A corrida correu bem, ao Km 7  senti que ía mesmo muito bem, a respiração estava calma e controlada,  o ritmo muito bom, cheguei a  pensar que podia correr assim por mais 5 ou 6 km! Ingénua!

 

Corri até ao fim da estrada e a meio caminho do regresso  fui interpelada por um conhecido, que pedalava com um grupo de ciclistas. Então como estás e quantos já correste? - perguntou com a pressa de quem não quer perder o pelotão.  Aos saltinhos disse-lhe a sorrir "não sei como estou" e olhando para a aplicação "olha, já corri 8,65km". Despedimo-nos e lá continuei... caraças, faltava menos de 1,5km para os 10km! Pois...mas tb tinha começado a sentir o incómodo no joelho direito, o sinal de que em breve começaria a doer. A dor não é repentina, é progressiva e geralmente deixa-me correr mais 1km, depois fica demasiado intensa e tenho mesmo de parar

 

A respiração e o coração estavam impecáveis, os músculos estavam a responder bem, percebi o que ía acontecer de novo - teria de parar forçadamente. Não corri mais de 100 metros depois de ter falado como o ciclista, quando a dor se fez anunciar - e desta vez  nem foi de forma muito mansa!  Abrandei a cadência e marquei no horizonte onde iria parar, independentemente da quilometragem. Já sabia o que aí vinha e desta vez vinha com pressa!!! Mais uma vez iría morrer na praia, a diferença é que desta vez iria-me ficar por terrenos ainda mais próximos da beira-mar!

Quando cheguei ao ponto de paragem tinha corrido 9,2km, olhei para a esquerda e depois para a direita, flecti o joelho mas a dor era intensa e resignei-me ao facto de que teria de terminar a corrida. Antes que arrefecesse iniciei o caminho para casa, que fica a uns 800m deste local de treino. Caminhei durante 3 minutos enquanto tentava encaixar a situação e nisto percebo que a dor começa a abrandar.... Hidratei-me, ajustei a mochila o melhor que pude, voltei a colocar a fita no cabelo e "raios me partam se hoje não faço a porra dos 10km!!! Já chega de esperar, #*$*%?/* !!!".

Meti pernas ao caminho e fiz o restante percurso, agora em asfalto. Quando estou a metros de casa, olho para aplicação "O quê, faltam 300m? Agora menina, vais fazer o resto da distância aqui mesmo na rua!" - no jeito ditador que me comandava há já alguns minutos. Dei 3 voltas à rua e sim, doeu! Doeu para caraças, doeu para cornos, doeu que se fartou e fartei-me de dizer asneiras!

 

Entrei em casa agarrada ao joelho e a morder o lábio. A aplicação marcava 10,01km em 1h:10':11''. Não morri na praia! Dei dois minutos a mim mesma, respirei, massajei o joelho e esbocei o sorriso  - de mim para mim. Tinha chegado à praia e ainda estava viva! Fui até à beirinha, molhei os pés na água desta praia simbólica. Por lá fiquei mais uns minutos de mãos na cintura,  a ver todo o mar que ainda tenho pela frente!

Alonguei gentilmente e analisei os tempos.

Próxima bóia: 10Km em estrada e talvez consiga retirar 5 minutos ao tempo de hoje! Logo verei se estou a ser ingénua... novamente.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D