Truques para levantar cedo e resistir à tentação de ficar na cama!
Runner Wannabe
Treino 3 vezes por semana, e agora que os dias escurecem mais cedo, os treinos terão de ser madrugadores, assim pela fresca, literalmente! Isso implica que tenha de me levantar pelas 6:30h.
Pergunta:
Custa levantar cedo para ir correr, quando se podia aproveitar mais uma hora de sono no bem-bom-quentinho?
Claro que custa! Que raio de pergunta é essa?
Mas é preciso ter esta pérola do senso comum em consideração: há gente para tudo!
Tenho uns truques que me ajudam a superar aquela tentação de “só mais 10 minutos” , que num piscar de olhos se agigantam em 30 minutos ( ou mais) e puffff.... Quentinho da Cama 1 vs. Treino Matinal 0!
Claro que estas estrarégias não são infalíveis, mas depois de afinadas e polidas talvez se tornem mesmo eficazes! (tanta esperança!).
1) Sono
Deitar no dia anterior 1 hora mais cedo – assim não cortamos nas horas de sono que normalmente dormimos;
2) Logística preparada
No dia anterior deixar equipamento, mochila, água e o maior número de pormenores necessários para o pequeno almoço do dia seguinte (ex. taça dos cereais, colher e cereais e cima da mesa da cozinha) - tudo o que poupe esforço de raciocínio mental no dia seguinte);
3) Em modo de "serviços mínimos"
Quando o despertador despertar, não pensar, é fundamental manter a mente em modo de "serviços mínimos". Levantar, puxar a roupa da cama toda para trás, vestir o equipamento e abandonar o quarto o quanto antes;
4) Tomar pequeno almoço
Tomar pequeno almoço neste modo zombie. O corpo vai despertando sozinho;
5) Sair para a rua
Altura em que uma pergunta invade a mente e enruga a testa: "Como vim aqui parar?"
Aprendemos desde sempre que devemos estar despertos o mais rápido possível. Aqui é o contrário, pois esta dormência mental se por um lado anestesia o diálogo interno de queixume madrugador, por outro, evita aquele nosso lado mais criativo, de desenrascar uma desculpa para voltarmos ao quentinho amigo e à almofada fofinha!
Basicamente, quando os protocolos primários da nossa mente assumem o controlo da vida mental, já estamos equipados, de pequeno almoço tomado e possívelmente no meio da rua a perguntar “como raio vim aqui parar?” .Ah...e mesmo que a tentação do bem-bom-quentinho ataque....já não está quentinho!